20 de março de 2014

O ritmo do mundo.

Hoje é o equinócio da Primavera e hoje aprendi que o equinócio se deu no Domingo, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa. Foi no Domingo que o dia durou tanto tempo como a noite mas está estabelecido (pelo cálculo dos equinócios, que é a segunda forma de se estipular quando acontecem) que ele acontece hoje. É já daqui a um bocadinho.

Hoje é um dia bonito e eu comecei-o gloriosamente. Levantei-me ainda meia tonta de sono e decidi começar o dia com Yoga. Nem me lembrei que começava a Primavera com Yoga, apenas me apeteceu muito. 

O Yoga tem várias coisas fantásticas. Deixa-me leve. Sinto que há harmonia neste sítio onde vivo, harmonia entre mim que me mexo e estico e respiro conscientemente, e os passarinhos que chilreiam lá fora, as abelhas que tentam entrar pelo jardim, a luz que aquece o espaço silencioso e parece que canta... Faço tudo a seu tempo, sinto cada parte do meu corpo. Isto pode parecer um disparate mas antes de praticar yoga acho que nunca tive noção de que o meu corpo deveria dobrar pelas ancas, sempre o dobrei pela cintura. Dobrar-me pela articulação é tão eficaz que me faz sentir um enorme prazer. Apercebo-me de que consigo movimentos muito diferentes e muito desafiantes - na verdade descubro-me outra e isso é sempre fascinante. Eu sou tudo o que quiser ser.

A meditação depois do movimento é assim uma espécie de esplendor. Todo o corpo descontrai e larga o seu peso no chão; depois abraço-o como se fosse criança. Quando me sento, já este sítio se transformou porque eu sou também outra pessoa. Não faço ideia de quanto tempo fico assim, não interessa. O objectivo é o foco e é tão natural...

Foi assim que comecei a Primavera, este ano. Pela primeira vez apeteceu-me dizer Namasté no final - é que era verdadeiramente isso que sentia, ali sentada, com a manta nas costas e o corpo solto. Eu sou do tamanho do Universo. Somos todos um.

Depois de fazer Yoga acontece algo fascinante - a minha voz. Eu gosto imenso de cantar e gosto de o fazer bem. Nunca pensei que depois do Yoga a voz ficasse assim. Deve ter a ver com a respiração e talvez outras coisas que ainda não percebi, apenas experimentei. 

No fim do banho perfumado vesti uma coisa quentinha e confortável porque a Primavera trouxe mais frio, para eu poder vestir estas coisas doces. Passo o dia todo com uma postura impecável. Outra coisa maravilhosa - a postura impecável faz-me sentir poderosa e bonita!

Feliz Equinócio, Mundo.





Sem comentários: