24 de fevereiro de 2012

Candeeiro Quantos Queres!!

Descobri este projecto algures na blogosfera e já há algum tempo que me dedico a ele :) Para este é mesmo preciso ter paciência! ;) 

É muito simples e barato; e uma boa oportunidade para reciclar papéis. Eu escolhi fazê-lo com os papéis de seda que envolvem alguns embrulhos de loja porque tinha muitos em casa e porque são mais translúcidos, à semelhança do papel de arroz que normalmente é usado em lanternas de papel.

Para realizar este projecto é necessário:

Uma lanterna de papel redonda (à venda em qualquer loja de utilidades por cerca de 2€)
Quadradinhos de papel (eu utilizei papel de seda)
Pistola de cola quente ou qualquer outra cola; para mim é mais prática a de pistola.
Paciência a rodos :)


Neste candeeiro utilizei papel de seda branco mas pode ficar interessante com uma mescla de papéis diferentes (em qualidade, cor, padrão); tenha em atenção que esse efeito influenciará a forma como a luz se difunde. Experimente! :)


A lanterna de papel existe em vários diâmetros e já é comprada com a estrutura de arame necessária mas, na maioria dos casos, sem a parte eléctrica. Uma vez montada a esfera, corte quadrados do papel que escolheu para os Quantos Queres de origami. 

Experimente quadrados de vários tamanhos para decidir qual o que fica melhor, na escala da sua lanterna redonda. Essa proporção é uma questão de gosto pessoal.


O Quantos Queres - essa figura mítica da nossa infância! :) Quem não se lembra de brincar com os amigos e abrir e fechar estas pecinhas, na ânsia de descobrir o que "lhe calharia" ? :)
Para quem já não se lembre de como dobrar um Quantos Queres, espreite esta imagem:






É aqui que entra a parte "zen" da coisa. :) Dobre dezenas (para não dizer centenas) de origamis destes e vá colando à lanterna com uma gota de cola em cada peça. É uma autêntica mandala, um exercício meditativo. 




A mim dá jeito colar na parte de "baixo", no vértice interior como demonstra a imagem; descubra se a si também ou se prefere outro sítio.

Um conselho - comece pelo topo da lanterna e vá colando em filas horizontais até à parte de baixo. Se quiser um aspecto geométrico e "clean", não cole ao acaso nem na vertical. Colar ao acaso e na vertical poderá ainda trazer outro percalço - os espaços para cada Quantos Queres não terão a mesma medida e alguns ficarão encolhidos no meio dos outros. No entanto, esta é também uma questão de gosto e aventura.


Espero que se divirta e que decore a sua divisão preferida com uma peça diferente, amiga do ambiente e do bolso! :) Além do mais, algo feito por nós tem sempre um valor especial lá em casa.

Gosta de projectos DIY - Faça Você Mesmo? Tenho mais alguns: aqui, aqui e para o São Valentim aqui

Veja outras esculturas aqui no blog.




Se gostava de ter o Candeeiro Quantos Queres!! em sua casa mas não tem vontade de o fazer, eu aceito encomendas aqui.







Sem comentários: